Exemplo 1
O seguinte relatório tem por objetivo descrever o desenvolvimento das aprendizagens da aluna (nome). No decorrer do primeiro semestre do ano de 2024, nossa turma (nome da turma) teve como eixos estruturantes as interações e brincadeiras, que são eixos fundamentais de acordo com a BNCC para uma aprendizagem significativa. A avaliação da aprendizagem e desenvolvimento foi baseada nas observações e registros feitos pela professora.
Ao ingressar na escola, a criança passa por uma fase de adaptação, iniciando seu processo de socialização e interação com o novo meio e com outras crianças. A pequena (nome) teve um processo de adaptação longo, pois durante esse período precisou-se adaptar a uma rotina totalmente diferente do que estava acostumada, houve muitos momentos de choro, como é normal para quem está se afastando de sua família pela primeira vez. No começo, preferia ficar apenas no colo, onde se sentia mais segura. Com o passar do tempo, a pequena (nome) começou a criar confiança na professora, monitora e demais colegas, sentindo-se mais segura e adaptando-se aos poucos à sala de aula e aos ambientes externos da escola.
É uma criança carinhosa, observadora e muito atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Adora ficar caminhando pela sala. Não gosta muito de brincar com brinquedos estruturados, pois prefere explorar o ambiente da sala de aula, até porque se encontra na fase da exploração e descobertas.
Durante o lanche, não come frutas e alimenta-se do lanche que traz de casa com facilidade. Precisa de ajuda para lanchar os alimentos que precisam do uso da colher ou garfo, os demais alimentos já consegue pegar com a mão e se alimentar sozinha.
Nos ambientes externos, tem gostado de ficar no chão para brincar, apenas na grama que ainda não aceitou ficar, pois apresenta uma certa insegurança ao sentir a textura.
(nome) está na fase do desenvolvimento sensório-motor , onde tem testado seus próprios movimentos, desenvolvendo a percepção do próprio corpo e objetos.
Desenvolvimento nos Campos de Experiência de acordo com a BNCC:
No Campo de Experiência eu, outro e nós: interagiu com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
No Campo de Experiência Corpo, gestos e movimentos: movimentou as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
No Campo de Experiência Traços, sons, cores e formas: explorou sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
No Campo de Experiência, escuta, fala, pensamento e imaginação: reconheceu quando foi chamado por seu nome e comunicou-se com outras pessoas usando movimentos.
No Campo de Experiência, Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: explorou o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(nome), estou muito feliz de poder participar do seu desenvolvimento e ser sua professora. Quero também agradecer à família por ser participativa e apoiar nesse momento tão importante e lindo da fase escolar. Obrigada e seguimos no próximo semestre.
Comentários
Postar um comentário